Em 5 de junho comemora-se o “Dia do Meio Ambiente”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.
Você pode estar se perguntando: “mas qual a relação entre esta data e decoração?”.
As indústrias se multiplicam cada vez mais, o meio ambiente inevitavelmente acaba sofrendo as consequências desse crescimento desenfreado.
Com a indústria de móveis, não poderia ser diferente. Portanto, é aí que surge o conceito de “móveis sustentáveis”. Você provavelmente já deve ter lido sobre em nosso outro post.
No post de hoje, no entanto, gostaríamos de nos aprofundar no tema da sustentabilidade e como ela pode ser uma aliada na decoração!
Citado pela primeira vez em 1987, o termo “Sustentabilidade” refere-se a maneiras de obter um equilíbrio entre os recursos retirados da natureza e que a humanidade oferece em troca.
Dessa maneira, o principal objetivo da sustentabilidade é promover ações que diminuam o impacto ambiental e se harmonizem com a natureza.
Da mesma forma, a Sustentabilidade promove ações que supram as necessidades do presente sem prejudicar o suprimento de necessidades do futuro.
Sendo assim, a Sustentabilidade também encontra espaço na indústria de mobiliário e decoração, através dos móveis sustentáveis!
Como já vimos no post anterior, móveis sustentáveis são todas as peças de mobiliário cuja produção, transporte e utilidade não causam impactos no meio ambiente.
Leia também: “Sacada: aprenda com algumas dicas úteis como transformá-la em um ambiente confortável e cheio de estilo”
O material dos móveis sustentáveis vem de fontes renováveis, materiais recicláveis e com baixo teor de compostos orgânicos voláteis.
A transformação desse material em móveis ocorre de maneira que diminua a emissão de carbono, não produza resíduos e nem cause impacto na biosfera ao redor!
O transporte também realiza-se de maneira que não ocorra emissão de gases e prioriza a economia de combustíveis.
A madeira, para ser considera sustentável, deve ser obtida de maneira legal e que preserve as outras árvores ao redor.
Sendo assim, a madeira de demolição é uma perfeita opção! Nobre, resistente e rústica, esse material provem de tábuas ou ripas de construções demolidas!
Ou seja, tábuas de piso, janelas ou portas, após tratamento, ganham vida nova como mesas, cadeiras, aparadores e mais!
São as madeiras provenientes de florestas artificiais. Sendo assim, as árvores possuem crescimento rápido, e a cada clico de corte, ocorre o replantio!
Ambas as madeiras, de demolição e reflorestamento, oferecem um visual charmoso, rústico e único!
Por possuírem origem nobre, necessitam de cuidados frequentes como impermeabilização e limpeza.
Criam móveis e itens de decoração capazes de durar muito, pois provem de uma matéria renovável e de rápido crescimento!
Ótimo material para objetos de decoração! Oferece um aspecto rústico, provem de uma fonte renovável, que demora para oferecer sinais de desgastes e assim como o bambu, é de rápido crescimento!
Além de garantir a preservação do meio ambiente, a sustentabilidade também pode contribuir para a segurança do seu lar!
Isto porque, como dito anteriormente, os móveis sustentáveis são livres de “VOC” ou “Compostos Orgânicos Voláteis”, capazes de liberar elementos químicos nocivos no ambiente.
Ao adquirir móveis sustentáveis ou tomar atitudes que diminuam o impacto ambiental, você contribui para o crescimento da consciência ambiental da sua comunidade!
Parece bobeira, mas pequenas atitudes de preservação são necessárias e fazem uma grande diferença no dia a dia!
Você pode começar com pequenas iniciativas como separar o lixo reciclável, por exemplo, e depois partir para atitudes maiores!
Se você se interessa pelo assunto e deseja conhecer mais sobre a Sustentabilidade nesse Dia do Meio Ambiente, baixe já o nosso ebook gratuito e exclusivo sobre móveis sustentáveis!
Nele você irá se aprofundar no tema e ainda ter acesso a dicas de decoração para tornar o seu lar mais eco friendly, sem perder o estilo!