A cozinha é o coração da casa!
Como trata-se de um cômodo em que a praticidade é a palavra-chave, sua decoração precisa priorizar funcionalidade e organização para a realização das tarefas diárias.
No post de hoje, separamos 5 dicas essenciais para a decoração da sua cozinha!
Boa leitura!
Primeiramente, a cozinha é um ambiente que precisa ser prático e funcional, características que também devem estar presentes em seus móveis.
Sendo assim, dentre os móveis essenciais para uma cozinha, devem encontrar-se armários, bancadas, prateleiras, nichos e outras superfícies e áreas de armazenamento.
As bancadas, por exemplo, podem ser utilizadas como área para café da manhã ou um espaço a mais para receber convidados, caso o número de cadeiras em sua mesa seja limitado.
No entanto, devem apresentar um tamanho adequado ao resto do ambiente, não prejudicando a mobilidade e nem tornando o espaço mais apertado.
Esteja sempre atento a quantidade de gavetas e armários e se são proporcionais a quantidade de utensílios e eletrodomésticos, evitando que o ambiente passe uma sensação de desorganização.
Aproveite cada centímetro do seu espaço e procure integrar os elementos! E fuja de móveis gigantes que não irão agregar em nada na funcionalidade do seu espaço.
A cozinha será o espaço em que os tons claros predominam, passando sensação de organização, limpeza e amplitude.
Você pode optar por alguns elementos decorativos e utensílios em cores vivas e alegres, para quebrar o aspecto monótono do ambiente.
Procure apostar em combinações agradáveis e cores que conversem entre si.
Se você procura por um aspecto mais moderno e luxuoso, a tendência do uso da cor preta nos armários e eletrodomésticos é a chave.
A iluminação é fator chave para a decoração de qualquer espaço, e na cozinha, não podia ser diferente.
Você pode utilizá-la para destacar determinados pontos e detalhes e transmitir a sensação de amplitude e aconchego para dentro do cômodo.
Como na maioria das decorações, priorize a iluminação natural e utilize as janelas do cômodo em seu favor.
Opte por lâmpadas frias para reforçar a sensação de limpeza e organização, mas aposte em algumas opções secundárias de tonalidades mais quentes, para proporcionar maior conforto e aconchego.
O planejamento é um passo fundamental, afinal, de nada adianta comprar os móveis e decorações se você não tem noção de como distribuí-los pelo cômodo.
Ou seja, nas cozinhas, cada centímetro deve ser adequado de maneira funcional e que atenda as necessidades diárias.
Pense bem e elabore pequenos esboços de onde cada móvel ou eletrodoméstico irá ficar, evitando a falta de espaço.
Por fim, tudo precisa se encaixar da forma mais prática e funcional possível.
Os azulejos são ótimos para proteger as paredes em ambientes de grande contato com umidade ou gordura.
Portanto, ele é aspecto essencial e deve combinar com o resto das cores e objetos.
As paredes também são ótimas aliadas de quem possui um ambiente pequeno. Por isso, se esse é o seu caso, use e abuse do espaço em vertical.
Portanto, prateleiras ou nichos são ótimos para guardar itens que precisam estar sempre à mão ou dispor organizadores e porta condimentos.
O segredo é pendurar tudo o que for possível, mas é claro, sem exagero.
Como você pode ver, organização e funcionalidade são os principais quesitos de uma boa decoração de cozinha!
Agora que você já sabe como decorar a sua cozinha dos sonhos, que tal visitar nossa loja virtual e escolher os móveis perfeitos para começar a transformação do seu espaço?