A iluminação pode ser uma grande aliada na hora de deixar os seus cômodos visualmente mais agradáveis.
Se você souber utilizá-la da maneira correta, a iluminação é capaz de transformar os cômodos sem a necessidade de uma grande reforma!
No post de hoje separamos as principais dicas que você precisa levar em conta antes de escolher a iluminação para seus ambientes.
Boa leitura!
A iluminação difusa ou uniforme consiste em spots distribuídos de forma equilibrada pelo ambiente ou em uma lâmpada forte, capaz de iluminar um ambiente por completo.
A iluminação uniforme também oferece maior conforto aos olhos e evita o cansaço visual. É muito indicada para ambientes que exigem boa visualização, como é o caso das cozinhas.
Já a iluminação pontual é muito utilizada para demarcar aspectos do espaço ou da decoração, além de ser poder ser utilizada para demarcar onde começa um ambiente e outro termina.
Pode vir de pendentes decorativos, spots isolados, luminárias e abajures. É muito utilizada em escritórios ou salas de leitura, pois trazem destaque para onde a vista exigirá maior esforço.
Se você possui um aspecto de sua decoração que deseja valorizar, experimente demarcá-la utilizando a iluminação!
Verdade seja dita: não existe fonte de iluminação melhor do que a natural.
Ela fornece um brilho autêntico para as coisas e um calor aconchegante, além de oferecer luminosidade uniforme para todos os pontos do ambiente, quando possível.
Por isso, aproveite ao máximo a iluminação natural! Se os ambientes de sua casa permitirem, aposte em grandes janelas!
Se você deseja um ambiente mais aconchegante e acolhedor, aposte em lâmpadas amarelas ou de tonalidades quentes.
Essas são perfeitas para quartos, salas de estar e jantar, pois trazem um clima intimista para o ambiente.
Já as luzes frias, são perfeitas para cozinhas e banheiros, pois trazem sensação de organização, limpeza, amplitude e modernidade.
No entanto, como o próprio nome já sugere, não trazem aquele clima intimista que as quentes são capazes de desenvolver.
Por isso, evite optar por elas em ambientes como os quartos, por exemplo.
Outro ponto importante é ficar esperto com relação a altura: tome cuidado para não se empolgar e comprar lustres grandes demais, que possam ficar no caminho dos visitantes, que podem até bater as cabeças. Já imaginou?
Se você deseja um visual mais clean e não tão decorativo, ao invés de luminárias, pode optar por spots embutidos.
Que tal unir o útil ao agradável? Posicione a sua luminária ou abajur como um artifício decorativo, em um ponto estratégico, e aproxime poltronas ou outros móveis para aproveitar a luminosidade.
Vale lembrar que a iluminação deve conversar com a sua decoração. Além disso, não ignore o material. Luminárias de vidro ou aço são bem mais fáceis de limpar, por exemplo, então valem ser dispostas em ambientes como banheiro ou cozinha.
Agora que você já sabe escolher a iluminação ideal para o seu lar, que tal dar uma passadinha na nossa loja virtual para escolher os móveis perfeitos para complementá-la?