Ter um jardim é a melhor maneira de trazer o frescor e a vivacidade da natureza para dentro de casa.
Um jardim é um espaço especial, aconchegante, colorido e refrescante para receber amigos e familiares, passar tardes ensolaradas, ler um bom livro e descansar.
Mas para uma experiência como essas atingir seu potencial máximo, é necessário caprichar na decoração e deixar o ambiente cheio de personalidade, como qualquer outro cômodo da casa.
No post de hoje, separamos 5 dicas para você decorar o seu jardim dos sonhos!
Primeiramente, delimite o espaço a ser decorado.
Como será a entrada? Opte por um portão ou arco, deixando bem claro onde o ambiente começa e separa-se dos demais.
Você pode, ainda, apostar em um deck de madeira: rústico e atemporal, o deck de madeira torna o ambiente ainda mais aconchegante.
Mas lembre-se: é necessário impermeabilizar o material, caso seu jardim encontre-se em uma área externa, sob influência de sol e chuva.
Por fim, utilize pedrinhas como cascalho ou pedra rio, para construir caminhos que levem os visitantes pelo seu jardim ou ainda, delimite o espaço com vasos
Para criar um espaço aconchegante para passar tardes ensolaradas e receber amigos e familiares, é preciso escolher os móveis certos.
Poltronas, bancos e mesas são alguns exemplos que podem transformar o seu jardim em um refúgio particular.
Portanto aposte em móveis com uma pegada mais rústica e feitos com materiais apropriados para locais externos, como madeira e estofamentos impermeáveis.
Leia também: “Primavera 2021: 5 dicas de decoração para a estação”
Nem só de plantas vive um jardim.
Sendo assim, itens decorativos como vasos, estátuas, jardineiras, fontes e cerâmicas são super importantes para complementar sua decoração.
Utilize vasos maiores para plantas que exigem mais espaço e pequenos arranjos, com suculentas ou flores, para trazer mais vivacidade a determinados pontos.
Além disso, elementos não convencionais como garrafas e jarras antigas, prateleiras velhas e caixas de madeira são opções criativas e autênticas para exibir suas plantas!
Por isso, use e abuse da criatividade!
Mas lembre-se: no que diz respeito a estátuas, esculturas e cerâmicas, tome cuidado e evite o exagero, pois são peças que podem deixar o ambiente com aspecto pesado.
Por fim, pedras e cascalhos são ótimas para finalizar e dar um acabamento agradável para a decoração.
A iluminação é fator chave em qualquer decoração, pois tem o poder de reduzir ou aumentar e esquentar ou esfriar os ambientes.
Portanto, não tenha medo de ser criativo! Utilize diferentes cores e ângulos, para transformar o espaço de acordo com o seu gosto.
Se você quer uma ambiente mais aconchegante, opte por luzes quentes. Se prefere um ambiente mais clean e fresco, luzes brancas são a solução.
Arandelas deixam o ambiente mais intimista e luminárias de chão são ótimas para quem possui um grande espaço para aproveitar.
Spots de luzes no chão são uma ótima maneira de iluminar caminhos e delimitar espaços, por exemplo.
Mas lembre-se: opte pelas opções de LED, pois essas não ressecam as plantas.
Conhecer as características de seu espaço é essencial na hora de escolher as espécies de plantas.
Se você estiver montando seu jardim em uma área interna, opte por plantas que não necessitem de iluminação solar direta, como samambaias, espada-de-São-Jorge, violetas e bromélias.
Já, se o seu espaço oferece pouca umidade, opte por suculentas e cactos.
Por fim, se o espaço escolhido for externo e receber bastante incidência solar, escolha espécies como heras, ave do paraíso, begônia, gerânio, lavandas ou moreias
Portanto, não se esqueça: leve sempre em conta a quantidade de luz, umidade e vento, antes de começar a escolher suas plantas e flores!
Lembre-se: use e abuse de sua criatividade. Um jardim é capaz de trazer todos os benefícios e belezas da natureza, para dentro de sua casa. Por isso, empenhe-se para que o ambiente torne-se um refúgio particular autêntico e cheio de personalidade.
Agora que você já sabe como montar o seu jardim ideal, que tal conferir os móveis especiais para Jardins, em nossa loja virtual?